ISBN


  ISBN

Saiba mais sobre o que é ISBN (International Standard Book Number) e tire todas as suas dúvidas no site da editora e gráfica Daikoku.

Índice

1. O que é ISBN?
O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização.Criado em 1967 por editores ingleses, passou a ser amplamente empregado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até ser oficializado, em 1972, como norma internacional pela International Standard Organization – ISO 2108 – 1972.O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional, a representante oficial no Brasil.O fundamento do sistema é identificar um livro e sua edição. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.

2. Quem emite o ISBN?
O ISBN é emitido pela Biblioteca Nacional.

3. Como obter o ISBN?
Maiores Informações no site da Biblioteca Nacional.

4. Por que devo usar ISBN?
Porque, primeiro, agora é Lei. Segundo, porque para editores e livreiros é importante a identificação do livro e a sua comercialização.

5. Um novo título exige um novo ISBN?
Sim.

6. Estou revisando um livro. Isto requer um novo ISBN?
Toda alteração exige um outro número de ISBN. Se houver revisões, é necessário que na folha de rosto ou no verso dela conste que se trata de uma edição revisada.

7. Uma reimpressão sem mudança do texto ou da encadernação requer um novo ISBN?
Não. Deve constar o número original, desde que o editor permaneça o mesmo.

8. Estou reimprimindo um livro e o preço vai mudar. Precisa de outro ISBN?
Não. Uma mudança de preço não requer outro ISBN.

9. Obras com vários volumes, como será atribuído o ISBN?
Há dois tipos de coleção:- coleção aberta: (os volumes são vendidos separadamente). Deverá ser atribuído ISBN somente para cada volume;- coleção fechada:(os volumes são vendidos juntos e na mesma embalagem e/ou caixa).É atribuído ISBN para a coleção e para cada volume.

10. Estou assumindo o controle de uma editora, que já tem o seu identificador (prefixo editorial no ISBN), futuramente, todos os livros serão publicados sob meu nome. Eu posso renumerar todos os títulos da outra editora?
Não. Deverá editá-los somente quando eles estiverem impressos sob a marca da sua editora.

11. Tenho uma homepage na Internet. Precisa de ISBN?
Não se atribui ISBN para homepage.

12. Editor-Autor(físico) poderá ter Nome Fantasia?
Não, somente pseudônimo (que é opcional).

13. Gráficas e distribuidoras poderão se cadastrar na Agência?
Não. Apenas serão cadastradas aquelas que possuírem no seu contrato cláusula explícita que pode editar livros (edição).

14. Como proceder se a Editora possuir outro Selo, com o mesmo CNPJ?
Terá que cadastrar o novo selo e publicar os livros com prefixo editorial atribuido a ele.

Clique aqui e continue navegando no site da Daikoku.