Editoração…

Editoração e outras atividades

Saiba a diferença entre

Índice

1. O que é Editoração?
Editoração é o gerenciamento da produção de publicações de caráter periódico e não periódico, como livros, revistas, boletins, prospectos, álbuns, cadernos, almanaques etc. Mais recentemente, a produção editorial foi elevada a todo tipo de material de comunicação impresso ou eletrônico, reproduzido em gráfica ou em série, como CDs, fitas e até websites e CD-Roms.Editoração é o processo de transformar as idéias de um determinado autor em informação acessível e útil para um certo grupo que compreende as etapas de: seleção de originais, preparação dos originais, projeto gráfico, diagramação e produção gráfica para a impressão. Porém não se deve confundir editoração de qualquer tipo de conteúdo com design visual (especialização da carreira de desenho industrial).

2. O que é Jornalismo?
Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessoria de imprensa, entre muitos outros.

3. O que é Biblioteconomia?
Biblioteconomia é a ciência e a técnica de planejar, implementar, administrar e organizar unidades de informação, das quais podem ser citadas as bibliotecas, centros de documentação e informação especializados, sistemas de informação de empresas entre outros sistemas de acesso e recuperação de informação. O profissional especializado e capacitado para fazer a gestão da informação e a administração da unidade de informação é o bibliotecário.O bibliotecário é um profissional de nível superior (bacharel em biblioteconomia e registrado no Conselho) que exerce o papel de agente intermediário entre a informação e seu usuário final. No Brasil, a profissão de bibliotecário é atualmente regulamentada pela Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962. No dia 12 de março comemora-se o dia do Bibliotecário.

4. O que é Design Gráfico?
O design gráfico é uma forma de comunicação visual. É o processo de dar ordem estrutural e forma à informação visual, trabalhando freqüentemente a relação de imagem e texto. Podendo ser aplicada a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros.O profissional que realiza esse tipo de função é o designer gráfico. No entanto, mesmo existindo uma formação específica para essa área, vários tipos de profissionais atuam como designers gráficos – notoriamente os publicitários especializados em design gráfico assim como ilustradores e artistas gráficos.Tradicionalmente os princípios do design gráfico estavam ligados a um formalismo e o funcionalismo. Atualmente, com o desenvolvimento da internet e da teoria do design de informação, há uma preocupação maior com a informação e sua estrutura no design gráfico.

Clique aqui e continue navegando no site da Daikoku.