Terminais de ônibus de SP vão disponibilizar 2 mil livros de graça para passageiros

A SPTrans vai abastecer hoje, simultaneamente, as estantes de livros do projeto “Livro na Faixa” de 19 terminais de ônibus com 2 mil novos exemplares, às 11h30. Os terminais participantes podem ser checados no site da companhia (www.sptrans.com.br/livro).

O projeto teve início em 2014 e é totalmente gratuito, tendo como objetivo principal estimular a leitura.

Os livros, doados pelos próprios passageiros, ficam disponíveis nas estantes para qualquer um que queira pegar ou deixar outro. A ideia é compartilhar e aumentar a corrente de conhecimento.

Os passageiros aprovam o projeto. A professora Sandra de Souza, de 53 anos, participa há 2 anos e acredita ser muito bom para aprender sobre os mais variados assuntos.

Até quem não conhecia e ficou sabendo da ação gostou e pretende colaborar. É o caso de Eremis Balbino, vigilante de 31 anos, que adora ler no transporte. “É bom para ler voltando do trabalho, aproveitar o tempo no ônibus.”

O fato de a iniciativa ser gratuita e facilitar o acesso à literatura também foi lembrado. “Os livros estão cada vez mais caros”, afirma o jornalista Everton Batista. “Desse modo todos podem pegar e colaborar quando quiserem”.

A estante é um incentivo à leitura por ser um recurso disponível e prático, aberto ao público, como afirma a chefe de cozinha Zenilda Camargo. “A mente de quem não lê fica fechada.”

Fonte: Metro Jornal