Meditações do Quixote – Ortega y Gasset


Onde comprar:

Vide: http://bit.ly/2TNYrGf
Amazon: https://amzn.to/2XgCnWF
Livraria do Seminário: http://bit.ly/2TQ9vTk 
MVB: http://bit.ly/2TPNaoL
Ecclesiae: http://bit.ly/2TOhBf7
Livraria do Bernardo: http://bit.ly/2TJeuoF
Martins Fontes: http://bit.ly/2XhT8kj
Livraria Nando Moura: http://bit.ly/2TOtf9H
Livraria do Terça: http://bit.ly/2TNeRi4
Livraria do Gurgel: http://bit.ly/2TOYdyy
Livraria Déia e Tiba: http://bit.ly/2TPe5AY
Livraria do Opressor: http://bit.ly/2TVUqzi
Livraria Mises: http://bit.ly/2TVUPBO
Revendas CEDET: http://bit.ly/2SjdplZ

Nesta que é talvez uma de suas obras mais famosas – e a primeira que publicou -, Ortega y Gasset propõe aos leitores mais jovens que expulsem de seus ânimos todo hábito de odiosidade e aspirem fortemente à volta do amor em administrar o universo. Para fazê-lo, não faz senão apresentar-lhes o sincero espetáculo de um homem agitado pelo vivo afã de compreender.

O livro anuncia, como diz o autor, “ensaios de vária lição e não muitas conseqüências”. Versam sobre diversos temas e são, para o autor, modos diversos de exercitar uma mesma atividade, de dar vazão a um mesmo afeto: “O afeto que me move é o mais vivo que encontro em meu coração. Ressuscitando o lindo nome que usou Espinosa, eu o chamaria amor intellectualis. Trata-se, pois, leitor, de uns ensaios de amor intelectual”.

É justamente neste livro, aliás, que Ortega usa a célebre expressão “yo soy yo y mi circunstancia”, mencionada por Olavo de Carvalho nas aulas inciais do Curso Online de Filosofia.


Sobre o autor:

José Ortega y Gasset (1883-1955) foi um distinto filósofo e escritor espanhol, um dos mais prolíficos de todo o século XX. Ao longo de sua carreira, também exerceu as atividades de ensaísta, crítico cultural, teórico social, educador, político e editor do influente jornal espanhol Revista de Occidente. Autor de uma escrita brilhante e envolvente, tratou de uma vasta gama de assuntos e problemas, sempre com uma extraordinária agudeza de espírito.

Além destas Meditações do Quixote, algumas de suas obras mais notáveis são O homem e os outros, O que é filosofia? e o clássico A rebelião das massas. Seus maiores trabalhos revelam uma capacidade intelectual de amplo alcance, que articula as mais diversas experiências humanas através das perspectivas da fenomenologia, do historicismo e do existencialismo.


Ficha Técnica:

Número de Páginas: 160
Editora: Vide Editorial
Idioma: Português
ISBN: 9788595070530
Dimensões do Livro: 14 x 21 cm