‘Manual do escoteiro mirim’ vai voltar às bancas neste ano

Inspirado em personagens da Disney, livro foi sucesso durante os anos 1970 e 1980

Manual-do-escoteiro-mirimOs fãs dos personagens Huguinho, Zezinho e Luisinho, sobrinhos do Pato Donald, bem sabem que os patinhos resolvem seus problemas consultando o “Manual do escoteiro mirim”. O livro, que saiu das páginas dos quadrinhos para livrarias e bancas de jornal durante os anos 1970, voltará a ser editado no Brasil ainda em 2016, segundo post publicado pela Abril Jovem no Facebook nesta terça-feira.

A primeira edição, de 1971, trazia curiosidades como o alfabeto em código morse e como se orientar usando a posição do sol. Em seguida, foram lançados livros inspirados em outros personagens, reunindo informações temáticas: o “Manual do Tio Patinhas” privilegiava informações financeiras, enquanto o “Manual da Vovó Donalda” tratava de culinária. Foram lançados também manuais específicos sobre os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

A década de 1980 viu o relançamento da coleção em um novo formato. A editora Nova Cultural reuniu as informações dos manuais e organizou a “Biblioteca do escoteiro mirim”, uma coleção de 20 volumes em capa dura.

Fonte: O Globo