Iporá receberá nomes nacionais para o I Encontro Literário do Oeste Goiano

encontro literario em ipora 090117.jpgLuiz Ruffato, romancista traduzido para várias línguas e Edson Aran, que é escritor e roteirista de humorístico da Rede Globo

Escritores como Luiz Ruffato e Edson Aran, nomes de repercussão nacional, estarão em Iporá no I Encontro Literário do Oeste Goiano que acontece entre 23 e 25 de março de 2017. Iporaenses ligados a literatura estão preparando um evento que visa fomentar em Iporá e mais oito municípios desta região (Amorinópolis, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Jaupaci, Israelândia, Ivolândia e Palestina de Goiás) a criação literária e incentivo à leitura.

O escritor Valdeci Marques, residente em Iporá, apresentou e foi aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura e Arte o recurso público para a realização do evento, com aval da Subsecretaria Regional de Educação e da Unidade de Iporá da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Nomes da literatura goiana como Edival Lourenço, Aidenor Aires, Ademir Luiz da Silva e Carlos William estão engajados neste evento cultural.
Ao apresentar o projeto de realização de amplo evento com concurso de redação, oficinas literárias e feira de livro, foi argumentado de que a região na qual a cidade de Iporá está inserida irradia sua influência como pólo na área de educação, saúde e nas mais diversas formas de prestação de serviços tem se mostrado, ao longo da história recente, ser um celeiro para o surgimento de nomes que se despontam no cenário das letras. Os exemplos são notórios, argumenta o projeto.
Um maior incentivo do poder público para a iniciação literária poderia incrementar ainda mais aquilo que já merece o aplauso do povo goiano. O que pode ser obtido até então deve-se muito mais a talentos e esforços individuais do que à alguma prática orientada pelo poder público e que seja específica para a iniciação literária.

A Mansão Verde, o melhor espaço de eventos de Iporá, é local onde se desenvolverá a seguinte programação: 

23/03/2017 (quinta-feira)

– Às 19 horas: abertura da I Encontro Literário do Oeste Goiano;

– Às 20 horas: palestra sobre o “O Papel da Literatura na História Universal”, com o escritor Edson Aran.

24/03/2017 (SEXTA-FEIRA) – Das 9:00 às 12:00 horas, oficina sobre a “Criação Literária em Prosa”, com o escritor Edival Lourenço de Oliveira.

24/03/2017 (SEXTA-FEIRA) – Das 14:00 às 17:00 horas, oficina sobre a “Criação Literária em Poesia”, com o escritor Aidenor Aires Pereira.

24/03/2017 (SEXTA-FEIRA) – Das 19:00 às 22:00 horas, oficina sobre a “Expressão Literária nas Redes Sociais”, com o escritor Ademir Luiz da Silva.

25/03/2017 (SÁBADO) – Das 9:00 às 12:00 horas, oficina sobre a “O desenho como expressão artística do dia-a-dia”, com o desenhista e professor de desenho técnico e expressivo na Unip/Objetivo, arquiteto e professor Gesley Macêdo Xavier.

25/03/2017 (SÁBADO) – Das 14:00 às 17:00 horas, oficina sobre a “Literatura, representação simbólica e formação da identidade”, com o escritor Luiz Ruffato

25/03/2017 (SÁBADO) – Das 19:00 às 20:00 horas, entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso de Redação.

Das 21:00 às 23:00 – Confraternização de participantes com show musical de artistas locais.

 

Fonte: Oeste Goiano