Caio Fernando Abreu é homenageado no IV Festival Literário de Extrema/MG

Entre 18 a 20 de agosto, evento reunirá grandes nomes da literatura brasileira contemporânea

 

Após três edições de sucesso, o Festival Literário de Extrema (Flex) chega em seu quarto ano colocando em discussão o terreno subjetivo da palavra concomitante à realidade de nosso tempo, através do tema ‘Silêncio, solidão e outras tragédias’. E, por isso, estarão os grandes nomes da literatura brasileira contemporânea para um diálogo aberto com o público.

Em virtude do valor e da permanência de sua obra às novas gerações, o escritor gaúcho Caio Fernando Abreu é o grande homenageado desta edição. Seja como prosador, cronista ou dramaturgo, triunfam em seus textos desenfreado lirismo e pungência para falar sobre as relações humanas.

 

Além das mesas principais, o evento contará com mostra de cinema, oficinas, games educativos, feira de livros e outras atrações que fazem parte tradicionalmente da programação
Além das mesas principais, o evento contará com mostra de cinema, oficinas, games educativos, feira de livros e outras atrações que fazem parte tradicionalmente da programação

 

Segundo Caio F.: “Não se arrancam palavras do nada: as palavras brotam de coisas e seres viventes”.

Entre os convidados deste ano estarão os escritores Paulo Scott, Ricardo Lísias, João Paulo Cuenca, Carola Saavedra, José Roberto Torero, Ramon Nunes Mello, Daniel Munduruku e Ronaldo Wrobel, além do cineasta Guilherme de Almeida Prado e a jornalista Paula Dip. O bate-papo será mediado pelo crítico literário e escritor José Castello.

Para o curador e organizador do evento, o cineasta Marcelo Spomberg, o Flex trouxe uma ação intrínseca de uso do erário público, fazendo com que o evento trouxesse motivação para os estudantes e que os gastos nesse tipo de projeto tenham um cunho socioeducativo e uma mobilização para uma causa nobre e fundamental ao desenvolvimento humano, a leitura:

“Existe concordância entre os educadores de que a formação de leitores é uma das tarefas fundamentais da escola e da sociedade. De olhos no futuro queremos que o Festival Literário de Extrema estimule o hábito pela leitura e seja um meio de formação de leitores, com a certeza de que esse sonho passa pelo processo educacional”, diz Spomberg.

 

Caio F. teve uma vida intensa, muito corajosa e também trágica

 

O curador revela que o evento também prestará uma homenagem ao escritor gaúcho João Gilberto Noll, que faleceu há poucos meses e era presença confirmada desta edição. Quanto à proposta de levar o universo de Caio Fernando Abreu para este ano, o curador comenta:

“Caio F. teve uma vida intensa, muito corajosa e também trágica. Possui uma obra marcada pelos altos e baixos de sua geração, mas que assombra pela intensidade atemporal dos temas que se comunicam com a juventude de hoje. Acho que o Brasil atual que a gente vive se encaixa perfeitamente com a proposta desta edição. Falaremos sobre o universo de Caio e também sobre a realidade brasileira contemporânea”, conclui o cineasta.

O crítico literário José Castello, que participou da última edição em homenagem a Clarice Lispector, comandará a mediação das mesas deste ano. Para o jornalista, animado para retornar à cidade de Extrema, o Flex confirma o caráter radical e transformador – o caráter extremo – da literatura: 

“Em um momento tão adverso, no qual a literatura e a cultura são tratadas como dejetos inúteis, Extrema reafirma a potência da palavra e aposta, mais uma vez, em seu poder de transformação. A adversidade se torna possibilidade. O desprezo se reverte em luta. A paralisia, em mutação. Um festival que é, antes de tudo, um efeito da coragem. E no qual a literatura reafirma, mais uma vez, sua potência”.

Além das mesas principais, o evento contará com mostra de cinema, oficinas, games educativos, feira de livros e outras atrações que fazem parte tradicionalmente da programação.

O Flex, que conta com a parceria do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Extrema e do projeto Rota das Letras, será realizado entre os dias 18 a 20 de agosto, com entrada franca.

Confira aqui os destaques da programação principal do 4º Festival Literário de Extrema.

 

Fonte: Jornal do Brasil