Bairro de Fernão Velho vai receber a primeira festa literária

Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação Cultural Alagoa do Sul e a Associação dos Moradores de Fernão Velho, lançou, nesta quinta-feira (25), na sede da CBTU/Estação Central, a programação da primeira Festa Literária de Fernão Velho (Flifev). O evento, que será realizado de 1 a 3 de agosto, vai contar com exposições artísticas, mesas de debates e apresentações culturais.

O lançamento da Flifev, que tem a poetisa e contista Cora Coralina e o professor José Fernandes de Lima como homenageados, ocorreu em uma data bastante significativo, já que hoje é o dia do escritor.

Vinícius Palmeira, presidente da Fmac, ressalta que a importância do evento começa pela escolha do local. “É um bairro extremamente tradicional, com uma história de indústria fabril muito bonita. A programação inclui cultura com leitura, música, além das importantes homenagens”, disse Palmeira.

Fernão Velho é o quarto bairro a receber a próxima festa literária, que já passou pelo Pontal da Barra, Jacintinho e Cidade Universitária (Conjunto Graciliano Ramos).

De acordo com o Carlito Lima, presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul e curador da Flifev, a primeira festa literária do Brasil aconteceu em 2003, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. “Hoje, há mais de 800 festas literárias em todo o país. A ONU considerou que esse tipo de ação é o evento mais importante de incentivo à leitura, principalmente para a juventude.  Queremos mostrar a cultura local, aumentar a autoestima dos moradores, o que contribui para aumentar também o sentimento de pertencimento”, destacou.

Segundo a técnica pedagógica da Coordenadoria de Programas e Projetos da Semed, Cecília Tenório, o trabalho conjunto é essencial para realização do evento. “Essa parceria nos possibilita chegar com a cultura e a literatura em todos os lugares do Município. A cada ano, a gente vai agregando mais esforços, visando ampliar universo cultural dos alunos”, frisou.

Para Ewerton Matos, presidente da Associação de Moradores do Fernão Velho, a feira literária vai expor tudo o que há de histórico na localidade através da literatura. “É um bairro que já tem mais de 170 anos, tudo começou com a Fábrica Carmen e o evento vai contar o que nós temos através das tendas e exposições artísticas dos moradores. Fernão Velho, que tem tudo a ver com cultura e literatura, vai ser uma vitrine para todo público que vai participar do evento”, comentou o representante da comunidade.

Confira abaixo a programação:

Dia 1º de agosto ( quinta-feira)

8:35 – Trem Literário saindo de Maceió, com poesia, música e livros

9:15 – Mesa 1: “Fernão Velho; Fábrica Carmen – Legado histórico dos Operários” – Historiador Geraldo Majella

10:00 – Mesa 2: “Manifesto Sururu” – Edson Bezerra

10:45 – Mesa 3 : “O Teatro e a Paz” – Ator Licurgo Espíndola

14:00 – Mesa 4 – “Conhecendo Bibliotecas” – Janaína Tenório e equipe da SEMED

14:40:- Mesa 5  – “Mediação de Conflitos” – Maristela Pozitano

15:30 – Apresentações culturais de alunos da Semed

19:00 – Abertura da 1ª Flifev pelo Prefeito Rui Palmeira

19:30 – Concerto: Banda Filarmônica da Guarda Municipal

20:30 – Show:  “Coco de Roda” de Fernão Velho

Dia 2 de agosto (sexta-feira)

8h35 – Trem Literário saindo de Maceió, com poesia, música e livros

9h15 – Mesa 6: “A Literatura e os Idosos” – Francisco Silvestre

10h00 -Mesa  7 :  “Problemas Ambientais”- Virgínia Miller

10h45- Mesa 8:  “A Educação Brasileira; como vai?” –  José Fernandes de Lima

14h00 – Mesa 9: Dr. José Fernandes de Lima (homenageado da 1ª flifev)”-  Eliane de Aquino – Carlito Lima – Ana Dayse- Geraldo Majella

15h30 – Apresentações culturais de alunos Semed

19h30 – Concerto Musical Banda  do Exército Brasileiro

20h30 – Show: “Bumba Meu Boi” de Fernão Velho

Dia 3 de agosto (sábado)

8h35 – Trem Literário saindo de Maceió, com poesia, música e livros.

9h30 –  Mesa 10: “A História de Fernão Velho” – Professor Plínio

10h30 -Mesa 11: “A História da Fábrica Carmen” – Fábio Assis

14h00 – Apresentações culturais de alunos Semed

16h30 – Encerramento da Flifev  e entrega de prêmios

17h00 – Concerto da Orquestra Sinfônica de Alagoas

Fonte: Gazetaweb