As diferenças entre RGB e CMYK

Os padrões CMYK e RGB são padrões de cor utilizados em design de projetos, na criação de materiais gráficos, webdesign, material destinado a publicidade impressa, e uma infinidade de outras situações.

 

E qual a diferença entre estes padrões?

rgbcmyk

A sigla RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).

Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral. Devido a esta diferença de padrão é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta leves alterações na tonalidade das cores ao ser impressa. Alguns programas gráficos como o Corel Draw incorporam filtros, que tentam mostrar no monitor a imagem exatamente como será impressa.

 

A sigla CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) and Black (preto).

Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é mais usado para impressão em papel, onde 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas 3.

 

Ao criar o design para um tipo de mídia, é preciso ter em mente qual o suporte será utilizado.

  • No caso de imagens para web o padrão adotado deve ser o RGB.
  • Em materiais impressos, deve-se utilizar o padrão CMYK.

 

Além do CMYK e do RGB existem vários outros padrões de cores, como o Pantone. Neste caso ao invés de um certo número de cores primárias que são combinadas para gerar as demais, há uma tinta para cada cor que será utilizada na impressão. Isto garante que a cor impressa seja exatamente a mesma que é vista no mostruário, entretanto não permite usar muitas cores diferentes no mesmo impresso, já que seria necessário o uso de uma tinta diferente para cada cor.

Lembrando que o desenvolvimento de uma peça para impressão deve levar em conta que quanto maior o número de cores utilizadas no design do material maior o custo de impressão.