10 festivais literários sensacionais espalhados pelo mundo


No Brasil, alguns festivais de literatura são bastante conhecidos e atraem um grande público, como a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e a Bienal de Livro de São Paulo. No entanto, não é só no território nacional que os festivais literários fazem sucesso. Reunimos em uma lista os principais eventos literários mundiais.

Além de atrativos indispensáveis para amantes de livros, esses festivais são a oportunidade perfeita para visitar outros países, trocar experiências e conhecer novos autores. A seleção foi baseada em listas já existentes em revistas e sites de literatura nacionais e estrangeiros.

 

Bologna Children’s Book Fair — Itália

O Bologna Children’s Book Fair, realizado em Bologna, na Itália, é um festival de literatura inovador e completamente colorido. Voltado para a literatura infantil, ele oferece um espaço de mais de 20 mil metros quadrados recheados de livros ilustrados e com histórias de todo o mundo.

Informações: Bologna Children’s Book Fair


Correntes d’Escritas — Portugal

O festival Correntes d’Escritas, em Póvoa de Varzim, Portugal, é bastante conhecido não apenas no país lusitano, como também em toda a Europa. Ele reúne nomes importantes da literatura portuguesa e internacional e conta com atividades como conferências, sessões de teatro e encontro com autores.

Informações: Correntes d’ Escritas


Feria Internacional del Libro de Guadalajara — México

A Feria Internacional del Libro de Guadalajara, no México, é considerada a maior feira literária da América Latina e também a maior em língua espanhola do mundo. Com milhares de visitantes, a feira só perde em termos de público para a Frankfurt Book Fair, na Alemanha. A Feria Internacional del Libro de Guadalajara foi criada em 1987, e é realizada pela Universidade de Guadalajara.

Informações: Feria Internacional del Libro de Guadalajara


Frankfurt Book Fair — Alemanha

A Frankfurt Book Fair, em Frankfurt, na Alemanha, é considerada a maior feira de livros do mundo. O evento conta com milhares de expositores e visitantes. Uma das características mais interessantes da feira, realizada anualmente, é que ela é temática. Pois, a cada edição elege um país convidado, cuja literatura torna-se o tema central da exposição.

Informações: Frankfurt Book Fair


Hay Festival — País de Gales

Além da edição original em Hay-on-Wye, no País de Gales, o Hay Festival é realizado globalmente, estendendo-se para países como México, Espanha, Líbano e Maldivas, totalizando 15 eventos. Além de escritores, ele reúne ambientalistas, cientistas, e até comediantes, em um evento bastante plural.

Informações: Hay Festival


London Book Fair — Reino Unido

A London Book Fair é realizada anualmente em Londres, no Reio Unido, e a cada ano conta com um país homenageado. A feira atrai leitores e autores de todo o mundo, inclusive do Brasil, já que editoras brasileiras costumam marcar presença no evento.

Informações: London Book Fair


Rota das Letras — China

A Rota das Letras — Festival Literário de Macau, na China, foi criado pelo jornal português “Ponto Final”. Ele é o primeiro festival a reunir escritores portugueses e chineses, além de autores de Hong Kong e Taiwan. A ideia central do festival é promover encontros entre as diferentes culturas, apresentar livros, organizar debates e palestras e incentivar traduções.

Informações: Rota das Letras


Semana Negra de Gijón — Espanha

A Semana Negra de Gijón, celebrada em Gijón, na Espanha, é o maior festival literário ao ar livre da Europa. Criado em 1988, pelo escritor Paco Ignacio Taibo II, o evento inicialmente dedicava-se exclusivamente a romances policiais, chamados “novelas negras”, em espanhol. No entanto, ele foi ampliado para ficção científica, fantasia e novela histórica.

Informações: Semana Negra de Gijón


Wigtown Book Festival — Escócia

Realizado no município de Dumfries and Galloway, na Escócia, o Wigtown Book Festival inclui música, teatro, comida e arte, com atividades voltadas para todas as idades. Na feira, autores e o público têm a oportunidade de conversarem sobre as obras e até confidenciarem experiências literárias. Entre arquiteturas antigas e o litoral, o cenário do evento dá um toque especial.

Informações: Wigtown Book Festival


Zee — Índia

O Zee, em Jaipur, na Índia, é considerado o maior festival literário gratuito do mundo. Ele atrai autores de toda a região sul da Ásia, e tem como plano de fundo nada menos do que o palácio de Diggi. No festival, é possível encontrar nomes bastante conhecidos da literatura, ou escritores recém-lançados no mercado. Além das atividades voltadas ao público, o festival também conta com dois concursos literários.

Informações: Zee


Fonte: 
Design do Escritor